19 setembro 2011

Secretaria de Desenvolvimento foca a inclusão de pessoas com deficiência na Feira de Profissões

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sede) também participará da III Feira de Profissões, agendada para esta quinta e sexta-feira (22 e 23), no Parque dos Espanhóis. No estande da Sede será mostrado o trabalho de capacitação e inclusão do jovem deficiente no mercado de trabalho, por sugestão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (CMDES).

A dificuldade das empresas em atingir a quota de Pessoas com Deficiência (PCDs), bem como a necessidade de capacitar melhor os jovens deficientes, fizeram com que o CMDES, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) "Ítalo Bologna", de Itu, escolhessem o tema para apresentar no evento.

No local haverá demonstração de diversos equipamentos para portadores de deficiências mental, auditiva, física e visual. O interesse pelo assunto partiu da preocupação no cumprimento da Lei Federal nº 8.213/1991, que obriga as empresas, com 100 ou mais empregados, a reservarem uma cota de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou a portadores de deficiência.

Em Sorocaba, muitas destas empresas estão desenvolvendo ações para atingir a meta, conscientes de que a inclusão das pessoas com deficiência faz parte da responsabilidade social empresarial. “Nosso objetivo é mostrar para o estudante deficiente que existe oportunidade no mercado de trabalho e que ele precisa se capacitar”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Tanigawa.