09 maio 2011

Obras do 'Sorocaba Total' implantam estrutura de maior ponte viária da cidade

O dispositivo interligará as avenidas Ulysses Guimarães e Tadao Yoshida  por cima do Rio Sorocaba  Foto: Zaqueu Proença / Secom



Nos próximos meses, o sistema viário de Sorocaba contará com uma rota alternativa para integrar a Zona Norte e a Zona Industrial, o que representará economia de tempo e mais segurança para milhares de motoristas. Há pouco mais de um mês, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), iniciou a construção da maior ponte da cidade, que interligará as avenidas Ulysses Guimarães e Tadao Yoshida por cima do Rio Sorocaba, dentro do programa “Sorocaba Total”. 

Com aproximadamente 180 metros de extensão, o dispositivo contará com pista dupla, ciclovia, paisagismo e sistema de iluminação. A altura da ponte em relação ao Rio Sorocaba será de aproximadamente 16 metros. De forma comparativa, a ponte de acesso da Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) à Av. Dom Aguirre dispõe de cerca de 170 metros de extensão. As obras devem prosseguir até o final do ano, representando um investimento da ordem de R$ 12 milhões.  

As obras atuais visam montar as estruturas da ponte, que terá 180m de extensão
Foto: Zaqueu Proença / Secom


De acordo com o prefeito Vitor Lippi, o projeto da nova ponte utilizou recursos modernos de engenharia, o que permitirá uma redução nos custos da obra. Um destes exemplos será a montagem da estrutura da ponte com aterro armado, mesma técnica construtiva empregada nos novos trechos da pista das rodovias Imigrantes e Castello Branco.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui