09 setembro 2011

Medicamentos são encontrados enterrados no Ipanema do Meio

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
Guardas civis municipais localizaram uma área aonde uma rede de farmácias de Sorocaba vinha enterrando medicamentos e produtos de higiene e beleza com datas de validade vencidas e a vencer. A operação foi iniciada na noite desta quinta-feira (08), em Ipanema do Meio, às margens da Rodovia Raposo Tavares, após denúncia anônima de moradores do bairro.

No local, uma chácara pertencente à rede de farmácias, foi encontrada centenas de caixas de medicamentos de vários laboratórios farmacêuticos, entre antibióticos, anti-inflamatórios, xaropes e até produtos de beleza. A Guarda Civil notificou a Polícia Civil, Vigilância Sanitária e a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), que vistoriaram a área, que fica próxima a várias residências e do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz.

O boletim de ocorrência elaborado pelo delegado Osmar Guimarães Junior, titular do 9º Distrito Policial, caracterizou o flagrante como crime ambiental, situação constatada por técnicos da Cetesb. A área foi interditada após a escavação executada por uma retroescavadeira da Prefeitura de Sorocaba. Os responsáveis pelos medicamentos foram indiciados.

De acordo com a Cetesb, os medicamentos poderiam ter provocado uma grave contaminação do solo, situação que levaria os acusados pelo crime à prisão, conforme prevê a legislação ambiental.