13 setembro 2011

Programa 'Miniempresa' inicia mais uma turma

O projeto “Miniempresa”, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a General Motors de Sorocaba e a ONG Júnior Achievement, iniciou mais uma turma nesta terça-feira (13). Em solenidade realizada na sede da GM nasceu a Cabiflex, empresa fictícia formada por alunos do ensino médio da EM “Achilles de Almeida”.

Nos próximos três meses, todas as terças-feiras os jovens se deslocarão até a sede da GM. Lá, os 25 meninos e meninas, com idade entre 16 e 18 anos, viverão a experiência prática em economia e negócios, através da organização e operação de uma empresa fictícia, mas com conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção reais. Para dar realidade ao projeto, uma das primeiras tarefas é dar nome a fábrica fictícia de cabides para roupas, que serão produzidos por eles.

Esta é a oitava turma do projeto que beneficia estudantes do ensino médio da Rede Municipal. Durante o curso, eles vão conhecer todas as etapas e processos de criação e produção. Fazem um estudo de viabilidade e pesquisa de mercado e trabalharam com conceito de empresa e suas origens, além de aprenderem sobre a importância da economia de mercado.

Produzidos com alumínio e pintados com o mesmo material utilizado na pintura de veículos, os cerca de 2.000 cabides produzidos serão comercializados pelos próprios estudantes. Durante o curso, eles conhecerão todas as etapas e processos de criação e produção. Para dar realidade ao projeto, os estudantes criaram uma fábrica de cabides para roupas, a fictícia “Cabiflex”.

Produzidos com alumínio e pintados com o mesmo material utilizado na pintura de veículos, os cabides serão comercializados pelos próprios estudantes. Eles também participam de rodadas de palestras e de uma “Feira de Miniempresas” - organizada pelos parceiros – onde aprendem a importância do trabalho em equipe, negociação, saber ouvir, autodesenvolvimento e motivação.

Além de ceder espaço em sua sede para o funcionamento da fábrica e o material utilizado na produção dos cabides, a GM oferece também, durante o curso, que tem aulas semanais (terça-feira), o transporte desde a escola e o lanche. "Um dado muito interessante é que dos alunos que já se formaram no curso, a maioria já está inserida no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Educação.