Acessibilidade, Bulling e Violência nas Escolas, Medicalização no Contexto da Escola, Ações Múltiplas e Empregabilidade e o Desenho Universal (livre de barreiras para dar acessibilidade a pessoas com deficiência). Esses foram alguns dos temas abordados durante toda esta quinta-feira pelos profissionais do Instituto Paradigma.
O ciclo de palestras, realizado pelo Centro de Referência em Educação, teve como objetivo orientar e esclarecer dúvidas de diretores das escolas municipais de ensino fundamental, com relação a esses temas. E o que cada um pode fazer para melhorar ou tentar adequar a sua unidade com relação a esses temas. O Instituto Paradigma é considerado referência no país na questão de acessibilidade e inclusão de pessoas.
Além de profissionais com extensa formação educacional, conta com consultores portadores de algum tipo de deficiência e que vivem na prática os problemas inerentes a essas pessoas. A arquiteta Rosangela Gaibina falou sobre a questão da acessibilidade nos espaços públicos e, principalmente, nas escolas. “É importante os espaços públicos terem, além dos dispositivos de acesso (piso tátil, rampa, corrimão), a devida sinalização para facilitar aos portadores de qualquer tipo de deficiência”, disse.
De acordo com a professora Úrsula Medeiros, gestora do Centro de Referência, a capacitação dos educadores é contínua para que todas as unidades municipais de educação estejam o mais próximo possível de atender as necessidades dos portadores de alguma deficiência. “Realizamos palestras e cursos periódicos com esse objetivo. O Centro de Referência em Educação tem esse papel de articular, de contribuiu com a política municipal de inclusão na educação e o Instituto Paradigma é parceiro nessa missão”, explica a gestora.