Neste sábado (10), o Jardim Itapemirim, na Zona Norte da cidade, receberá a operação especial contra a dengue, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ). É importante que todos os moradores do bairro colaborem com a ação, separando todos os materiais que possam acumular água e, assim, evitar que se tornarem criadouros do mosquito transmissor da doença.
A operação terá início às 8h30 e o ponto de partida será o Centro de Educação Infantil (CEI) do Jardim Marcelo Augusto, que fica na Avenida Manoel Camargo Sampaio, 1.024. Agentes da Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba passarão orientações e informações aos moradores do bairro sobre a dengue. Integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso) também estarão presentes, ajudando na coleta de todos os materiais que possam acumular água de chuva, como vasos, pneus, garrafas etc.. A ação deve ser finalizada por volta das 14h.
O chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, lembra que a operação não será realizada caso chova neste sábado em Sorocaba.
Sábado: dia de combater a dengue
Sábado é o dia em que todos os sorocabanos devem dedicar alguns minutos para vistoriar a casa e remover todos os criadouros do mosquito da dengue. Esta é uma recomendação da Prefeitura de Sorocaba, para que toda a população, numa ação conjunta, vença a luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Assim, neste sábado, cada cidadão deve eliminar de sua casa todos os objetos que possam acumular água de chuva. Além disso, também é preciso verificar se as calhas estão limpas e desobstruídas e se as caixas d'água estão tampadas. “O combate à dengue deve ser uma ação permanente: durante o ano todo, é preciso ficar atendo e eliminar os criadouros do mosquito transmissor”, comenta Leandro Arruda.