Uma pequena solenidade na sede da GM Distribuidora em Sorocaba marcará, nesta terça-feira (28), a inauguração da “Quality Hangers”, a fábrica fictícia de cabides dos alunos do programa “Miniempresa”. Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a General Motors Distribuidora e a ONG Júnior Achievement, o programa envolve 25 alunos da EM “Achilles de Almeida”. A cerimônia começa às 10h nas instalações do projeto da fábrica de cabides, no Centro Distribuidor de Peças da General Motors do Brasil, em Sorocaba.
Participam do programa meninos e meninas na faixa etária dos 17 anos, que estão vivendo a experiência prática em economia e negócios, através da organização e operação de uma empresa, além de conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Os participantes também aprenderam a apurar os resultados da empresa e remunerar com valor simbólico todos os envolvidos no processo: funcionários, acionistas e aluguel.
Segundo a professora Maria Emília Faria Alquezar Serafim, articuladora da pedagogia empreendedora na Rede Municipal, essa iniciativa estimula os jovens a desenvolver o empreendedorismo, a conhecer como funciona uma empresa, na prática. “Durante o curso, eles conheceram todas as etapas e processos de criação e produção. Agora, vão começar a produção dos cabides e, no final do curso, farão a comercialização, que é outra etapa do aprendizado”, explica ela.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui.