Neste ano, já passaram pelo dentista vários animais, como uma fêmea de tigre, onça pintada, chimpanzé, bugio, irara e um cachorro-do-mato Foto: Emerson Ferraz / Secom |
Um tigre macho do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de 11 anos, passou na manhã desta sexta-feira (24) por um tratamento dentário no Setor de Veterinária. O procedimento incluiu uma cirurgia de canal em dois dentes, por causa de uma fratura de dois caninos inferiores com exposição de polpa. Esse é um dos serviços realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, que garante o bem-estar e a saúde dos habitantes do Zoológico.
De acordo com o médico-veterinário do Zoo, Rodrigo Teixeira, foi o tratador do parque que percebeu que o animal estava com algum problema, pois ele estava mastigando somente com um dos lados da mandíbula. “Essas fraturas são comuns em animais de cativeiro, pois em suas jaulas tem arames, madeiras e outros objetos que contribuem para isso”, explica.
O felino foi atendido por uma equipe de especialistas: dois médicos-veterinários especializados em odontologia da Universidade de São Paulo (USP), um médico-veterinário anestesiologista da Universidade Anhembi Morumbi, três médicos-veterinários do zoo e oito estagiários. Ao todo, foram cerca de 4 horas de procedimento, desde o horário que o bicho foi sedado. O tigre teve o seu batimento cardíaco monitorado durante todo o tratamento.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui