Crédito: Zaqueu Proença / Secom |
Dando prosseguimento ao programa Sorocaba Total, a Prefeitura de Sorocaba intensifica as obras entre a Avenida Dom Aguirre e a Rua Oswaldo Cruz, na região do Jardim Brasilândia. Entre os serviços em andamento estão a pavimentação de uma segunda pista entre a Oswaldo Cruz e a Rua João Ribeiro de Barros, que ainda receberá intervenções e a instalação de dispositivos para prevenir inundações em períodos de chuvas mais intensas. O trecho integra o complexo "André Franco Montoro", que interligará a Zona Industrial e a Zona Norte.
A criação de uma nova pista que liga as vias Oswaldo Cruz e João Ribeiro de Barros recebeu estudos de macrodrenagem, em razão de se localizar nas proximidades do Córrego do Cortume, na região do Brasilândia. Além da instalação de tubulações subterrâneas de drenagem, o projeto previu alguns pontos da avenida mais elevados, de modo a evitar o transbordamento de água, técnica semelhante à adotada na revitalização Av. Dom Aguirre.
De acordo com o coordenador do Sorocaba Total, Valmir Almenara, o projeto do Sorocaba Total procura atender às necessidades viárias da cidade por um maior período de tempo. “As obras foram projetadas tendo em vista os próximos 20 ou 30 anos. Então, na próxima etapa deste trecho, estaremos realizando obras no local no sentido de melhorar a condição futura do local para realmente se ter uma pista imune há qualquer intempérie”, afirma.
Crédito: Zaqueu Proença / Secom |
A ligação entre a Av. Radial Norte com as ruas Oswaldo Cruz e a João Ribeiro de Barros, que integra o Complexo Viário “André Franco Montoro”, começará na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), na altura da Av. Independência, seguirá pelas vias Fernando Stecca, Camilo Júlio, João Ribeiro de Barros, Oswaldo Cruz, José Joaquim Lacerda, Hermelino Matarazzo, Av. Brasil, Av. General Osório, entrará em uma nova marginal no córrego do Itanguá, cruzará a Av. Santa Cruz, seguirá pela Av. Luís Mendes de Almeida até a Rodovia Raposo Tavares.
Maior obra viária em andamento no interior do São Paulo, gerenciada pela Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), o “Sorocaba Total” prevê melhores condições ao trânsito da cidade, com a implantação de 33 km de novas avenidas, em três complexos viários (André Franco Montoro, Ulysses Guimarães e Mário Covas). O projeto viabilizará o estabelecimento de rotas alternativas a partir da Castelinho, possibilitando a diminuição do tráfego de veículos no Centro. Atualmente, há outras duas frentes de trabalho em andamento: na Av. Tadao Yoshida, na Zona Industrial, e na Alameda do Horto, na Zona Norte.