23 setembro 2010

Atendimento ginecológico é oferecido de graça no Território Jovem do Jd. Ipiranga, às 4ª feiras

Além de atividades culturais, esportivas e de cursos voltados aos jovens,o local também
oferece esse serviço específico para as garotas (Fotos: Zaqueu Proença / Secom

Prestar um atendimento ginecológico de qualidade e gratuito para garotas de 11 a 19 anos, num local mais acessível e tranquilo. Esse foi o objetivo da Secretaria da Juventude (Sejuv) que, desde 2007, oferece esse serviço médico no Território Jovem do Jardim Ipiranga.

A unidade tem o cadastro de 438 garotas que já passaram, pelo menos uma vez, pelo atendimento médico. A consulta acontece sempre às quartas-feiras, das 13h às 16h, na sala de atendimento do Território Jovem do Ipiranga. Em média, 10 jovens são atendidas por semana.

De acordo com a médica ginecologista Chistianne Anicet, cerca de 50% das garotas que passaram pela consulta têm entre 14 e 16 anos. “Nessa faixa etária, elas nos procuram principalmente porque estão iniciando a vida sexual, querendo orientações sobre o uso de pílulas e camisinhas e de como fazer a prevenção”, explica. O atendimento inclui orientações sobre o risco da gravidez precoce e das doenças sexualmente transmissíveis.

Para Chistianne, o serviço é bem acessível às meninas e é o que garante o retorno de muitas delas. “Aqui elas têm mais privacidade para ser atendida, diferente de um Centro de Saúde do bairro, por exemplo, que a garota pode acabar encontrado pessoas conhecidas e a situação acabar inibindo-as”, ressalta a médica. “Aqui, o atendimento muitas vezes é passado despercebido pelos garotos que frequentam o local, sem causar nenhum constrangimento a elas", completou.


Liliane desta a facilidade de marcar as consultas e se sentir mais
à vontade durante o atendimento (Foto: Zaqueu Proença / Secom)

Durante as consultas, a médica, que conta com o auxílio de uma enfermeira, aproveita para bater um papo e criar um vínculo de confiança e amizade com as jovens pacientes. A jovem Liliane Donholo Garrio, de 18 anos, moradora do Júlio de Mesquita Filho, vem pela segunda vez se consultar no Território Jovem. Ela é mãe de dois filhos: Cauã (3 anos) e Larissa (1). A primeira vez que procurou o atendimento foi em 2008, para fazer prevenção.

“Eu nunca tinha feito antes e a minha mãe que me orientou para passar por um ginecologista”, conta. A garota, que já frequentava as atividades da unidade, não teve dúvidas de se consultar no local. “Aqui eu consigo marcar consulta rapidinho. A médica é jovem e fica mais fácil conversar com ela, pois fico mais a vontade”, declara Liliane.

As jovens que desejarem marcar consultas com a ginecologista do Território Jovem do Jardim Ipiranga devem entrar em contato pelo telefone 3221.3081. O prédio fica na av. Elias Maluf, 1.080.