Número de cirurgias realizadas até agosto superou o total de 2009. Com esta ação, mais de 10 mil filhotes deixaram de nascer em Sorocaba este ano. Foto: Emerson Ferraz / Secom |
Entre janeiro e agosto deste ano, a Unidade de Controle Animal da Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba fez 1.315 castrações gratuitas em cães e gatos da cidade. Este número já superou o total de cirurgias realizadas em todo o ano passado: em 2009, 1.030 animais foram castrados pela unidade.
“O maior conhecimento da população e o censo realizado nos bairros onde há maior concentração de animais, aliado à orientação dos moradores sobre o conceito de posse responsável, são apontados como motivos para o sucesso do programa neste ano”, avalia Nila Puglia, coordenadora da área de educação da Zoonoses.
Segundo Leandro Arruda, chefe da Zoonoses, do total de animais esterilizados pela Unidade de Controle Animal, 58% correspondem a cães e 42% são formados por gatos. Com estes números, a equipe da seção estima que mais de 10,6 mil animais deixaram de nascer em Sorocaba só neste ano. A médica veterinária, Lilian Nascimento, explica que essa conta considerou apenas as fêmeas castradas em uma única geração, sem estimar as filhas e netas. O cálculo é baseado em estudos de que uma única cadela tem duas crias anuais, com 6 filhotes cada e uma única gata tem três crias anuais com quatro filhotes cada.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui