Foto: Emerson Ferraz / Secom |
Um Encontro de Educação Inclusiva, contendo palestras, apresentações de oficinas e de experiências inclusivas na Rede Municipal, marcou nesta sexta-feira (24) o primeiro ano de funcionamento do Centro de Referência em Educação. Participaram diretores de Centros de Educação Infantil (CEIs), Orientadores Pedagógicos e a Equipe Multidisciplinar do Centro de Referência.
As atividades começaram às 9h, com apresentação de um vídeo institucional com resultados dos trabalhos realizados pelo Centro de Referência junto às escolas municipais. Em seguida, aconteceram as oficinas: “Customização da Mala da História”, apresentada por Ronnie Corazza, com a participação de 30 educadores; “Diferentes Propósitos da Leitura”, por Mara Sílvia Negrão Povoa e Rosa Maria Monsanto Gloria, com a participação de 70 pessoas; “Recursos Acessíveis para Pessoas com Deficiência”, por Sandra Regina S. H. Mesquita, com a participação de 30 educadores; “O Brincar nos Espaços Escolares”, por Maria Valburga, com 30 participantes, e “Experiências Artísticas Inclusivas”, por Cibele Lucena, Suiá Ferlauto e Joana Zatz, com a participação de 60 pessoas.
O Encontro de Educação Inclusiva, contou com a participação de profissionais do Instituto Paradigma, considerado referência no Brasil na questão da inclusão educacional. Segundo a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, o evento além de marcar o primeiro ano de funcionamento do Centro de Referência, serviu para apresentar um pouco do trabalho que é realizado pela equipe multidisciplinar e também para atualização dos profissionais envolvidos.