Participam dos cursos de Logística e Secretariado 90 adolescentes Foto: Paulo Ochandio / Secom |
Há menos de um mês, “Logística” era uma palavra que o estudante Luís Henrique Batista, 17 anos, já tinha ouvido falar, mas não sabia muito bem o seu significado. Neste mesmo período, Sabrina Oliveira da Silva, 16 anos, recebeu conhecimentos dos quais não fazia a menor ideia, por exemplo, como se comportar no ambiente ou manter uma mesa arrumada no ambiente de trabalho. Há três semanas, os dois estão frequentando os cursos profissionalizantes de Logística e de Secretariado no Senac, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do programa ProJovem Adolescente.
O ProJovem Adolescente é desenvolvido em parceria entre o Governo Federal e os municípios e oferece assistência às famílias de jovens de 15 a 17 anos. Em Sorocaba, a Secretaria da Cidadania (Secid) beneficia os assistidos com atividades de lazer, cultura, cidadania e formação profissional nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), de segunda a sexta-feira, sempre em horários diferentes dos das escolas de ensino regular, que eles frequentam.
“Minha rotina mudou bastante: é uma correria, não está nada fácil. Mas estou vendo que este esforço vai ter um bom resultado no futuro”, destaca Sabrina Foto: Paulo Ochandio / Secom |
Os cursos técnicos do Senac, instituição contratada pela Prefeitura, acontecem às segundas e terças-feiras, das 14h às 16h, com 50 alunos na turma de Logística e 40 na de Secretariado. Das 16h às 17h, os estudantes assistem as aulas oferecidas pela Secid, sobre noções do mercado de trabalho, também no Senac.
É esta formação profissional completa, inclusive no campo comportamental, que Sabrina destaca como o principal aprendizado que a ajudará em seu futuro profissional, bem diferente de quando, depois da escola, passava as tardes em casa, no Parque São Bento. “Minha rotina mudou bastante: é uma correria, não está nada fácil. Mas estou vendo que este esforço vai ter um bom resultado no futuro”, destaca a aluna do 2º ano do Ensino Médio, que pretende cursar a faculdade de Psicologia.
“O curso está superando minhas expectativas e me ajudará a ser um profissional melhor”, acredita Luís Henrique Foto: Paulo Ochandio / Secom |
Apesar dos cursos não terem completado seu primeiro mês, a facilitadora do ProJovem Adolescente, Thaís de Oliveira Rosa Góes, ressalta uma evolução e um interesse crescente dos alunos durante as aulas, principalmente, pela aproximação com mercado de trabalho. “O principal ganho deles é a oportunidade de ter contato com novos temas e ter uma formação técnica, uma formação mais específica”, acredita.