22 setembro 2010

Prefeitura de Sorocaba entrega três novos caminhões às cooperativas de reciclagem

Além dos veículos, os cooperados receberão, mais equipamentos
visando melhorar a eficiência do processo (Foto: Emerson Ferraz / Secom)

“Este é realmente um dia muito especial para Sorocaba. Na véspera do início da Primavera, anunciamos um importante avanço no projeto de coleta seletiva da cidade”. Com estas palavras, o prefeito Vitor Lippi oficializou, na tarde desta quarta-feira (22), a entrega de três caminhões zero quilômetro às cooperativas de reciclagem de Sorocaba.

Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ) assinou novos termos de parceria com os cooperados, assegurando que eles receberão também, dentro de até 60 dias, mais equipamentos como prensas, elevadores de fardo, balanças, entre outros.

“A entrega dos caminhões e de mais alguns equipamentos às cooperativas vai permitir que se dobre a capacidade atual de reciclagem de Sorocaba. Isso é muito bom para o meio ambiente e é muito bom para a cidade, pois gera mais empregos e dá mais oportunidades às pessoas que vão trabalhar em nossas cooperativas: elas terão um trabalho digno e organizado e muitas garantias sociais. O projeto de coleta seletiva é uma política pública importante não só para o presente, mas também para o futuro de nossa cidade”, comenta o prefeito.


Assinatura de novos termos de parceria integra a primeira etapa do projeto de expansão do
atual sistema de coleta seletiva na cidade (Foto: Emerson Ferraz / Secom)

Segundo o secretário de Parcerias de Sorocaba, Carlos Laino, a entrega dos caminhões e a assinatura dos novos termos de parceria integram a primeira fase do projeto de expansão do atual sistema de coleta seletiva da cidade. Conforme o secretário, a entrega destes três caminhões e de mais dois que já estão em processo licitatório, e ainda dos novos equipamentos às cooperativas vão, dentro da programação do governo Vitor Lippi, ampliar significativamente a coleta seletiva na cidade.

“Neste primeiro momento, até dezembro de 2010, a expectativa é aumentar de 170 toneladas de material reciclado por mês para 400 toneladas. Ainda dentro do projeto de expansão do sistema, nossa meta é, até dezembro de 2011, passar essa quantia para mil toneladas e, até dezembro de 2012, chegar a 2 mil toneladas de material reciclado por mês na cidade, alcançando assim o potencial de reciclagem da cidade”, conclui o secretário Carlos Laino.

A assinatura dos termos de parceria foi realizada no gabinete do prefeito, no sexto andar do Palácio dos Tropeiros. Também estiveram presentes à cerimônia o secretário de Segurança Comunitária, José Milton da Costa, o vereador Claudemir Justi, a equipe técnica da Separ, diretores das cooperativas de reciclagem de Sorocaba e do Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) e representantes da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec).