21 setembro 2010

Árvore Grande: a retomada de um ciclo

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
O plantio de um clone da paineira que originou o nome do bairro Árvore Grande, realizada na manhã desta terça-feira (21), representa a eternização de um dos símbolos mais antigos de Sorocaba. A espécie original permaneceu no mesmo ponto da Av. São Paulo durante mais de 150 anos, graças a cuidados especiais que permitiram à prorrogação do seu ciclo de vida em muitos anos.

As imagens registradas pelo repórter fotográfico Zaqueu Proença, em 1987, mostram os sinais da imponência da Árvore Grande, com seu galhos apresentando folhas e painas (foto ao lado).

Alguns anos depois destas fotos, a Prefeitura precisou dar à Árvore Grande os tratamentos que garantiram a ampliação do seu período de sobrevivência até 2008. Os engenheiros agrônomos Clebson Ribeiro e Aroldo José Pinto acompanharam todo este processo, que incluiu a construção de uma base de concreto, a constante remoção de cupins e fungos, a reconstituição de sua casca e a produção de clones, em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso).

Agora, o plantio do clone da Árvore Grande na Av. São Paulo vai garantir a continuidade da sua história junto a atual e futuras gerações: uma forma de preservar a memória da sua cidade, por sua presença na vida de muitos sorocabanos.