16 setembro 2010

Atendimentos das Casas do Cidadão ultrapassam o número de habitantes de Sorocaba

Emissão de RG está entre os serviços disponíveis na Casa do Cidadão (Foto: Zaqueu Proença / Secom)
Em menos de dois anos de funcionamento, as cinco unidades das Casas do Cidadão de Sorocaba já atenderam volume correspondente a mais que o número oficial de moradores residentes na cidade.

Foram 604.450 atendimentos de janeiro de 2009 até o último dia 10 de setembro, de acordo com estatísticas da Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão.

"Este número corresponde a todos os atendimentos prestados durante o período, demonstrando que a procura pelos serviços são elevados e que a distribuição das unidades nas mais diversas regiões da cidade veio ao encontro da necessidade dos cidadãos”, destaca o prefeito Vitor Lippi.

Para garantir o atendimento a contento dos munícipes que procuram os serviços das unidades, a Secretaria de Planejamento e Gestão contratou dezesseis novos servidores recentemente, aprovados no último concurso público.

“Durante um mês, estes novos servidores percorreram todas as unidades para entrar em contato com as mais diversas características apresentadas em cada região da cidade. Agora, eles já estão estabelecidos em cada uma das unidades”, explica Hudson Ramos, coordenador geral das Unidades das Casas do Cidadão.


Casas do Cidadão funcionam em cinco bairros, das 9h às 16h (Foto: Zaqueu Proença / Secom)
 As Casas do Cidadão do Paço Municipal, do Ipiranga, do Ipanema e da Itavuvu receberam cada três novos funcionários. Já as unidades do Éden e de Brigadeiro Tobias receberam dois cada. "Estes novos funcionários atendem, exclusivamente, os guichês de serviços da Prefeitura, o que significa que a estrutura toda de cada unidade chega a mais de dez funcionários, pois já há os que atendem os guichês da Urbes, do Saae e dos Correios”, enfatiza Ramos.

A Casa do Cidadão oferece ao munícipe a possibilidade de em um só local solicitar serviços e pedidos que precisariam ser encaminhados em diversos órgãos, secretarias e prédios na cidade. “Além de agilizar o atendimento do munícipe, a distribuição territorial das Casas do Cidadão diminui os custos para os moradores, que precisam se deslocar menos, bem como reduz o impacto de veículos no trânsito local”, destaca.

As Casas do Cidadão funcionam de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, nos seguintes endereços: Brigadeiro Tobias (Av. Bandeirantes, 4.155), Éden (Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 80), Ipanema (Av. Ipanema, 3.439), Ipiranga (Rua Estado de Israel, 424), Itavuvu (Av. Itavuvu, 3.415) e Paço Municipal (Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041).