Uma extensa infraestrutura de fibras ópticas interligando vários pontos da cidade. Esse imenso anel possibilitará o tráfego de informações e conhecimento em alta velocidade (a partir de 1GB) entre a Prefeitura, o Parque Tecnológico, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e os principais centros de ensino e pesquisa de Sorocaba com outros importantes polos educacionais e tecnológicos nacionais e internacionais, oferecendo alta qualidade de interconexão com custo reduzido.
Esse é o papel da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep), cuja construção vem sendo liderada por profissionais do CHS, num consórcio que incialmente conta com a participação de cinco instituições de ensino superior e a Prefeitura. A sua implantação, utilizando fibras ópticas e equipamentos especializados, integrará futuramente as instituições que se dedicam à pesquisa, ao ensino e à inovação científica.
Para se uma ideia, a velocidade em que os dados trafegarão pela Redecomep é 10 vezes superior que a maior velocidade oferecida atualmente por uma operadora de serviços de internet em Sorocaba, que é de 100mb. A Redecomep permite a participação de governos estaduais e municipais, além de empresas que possam oferecer parcerias de interesse da comunidade em cada região metropolitana agregada.
Em Sorocaba está prevista a construção desta rede de fibra ótica com aproximadamente 55 quilômetros de extensão, interligando, inicialmente, CHS, Unesp, Ufscar, Fatec, Uniso, PUC e Prefeitura – Parque Tecnológico. Segundo a cirurgiã dentista Perla Porto Leite Shitara, que preside a Comissão Permanente de Telemedicina do CHS e coordena o Projeto Rede Universitária de Telemedicina - RUTE/TELECHS, o consórcio poderá ser ampliado posteriormente e também mediante a manifestação de interesse das demais instituições.
Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.