Ações visam evitar problemas causados pelas enchentes no bairro (Foto: Carlos Lara / Saae AI) |
Com o objetivo de minimizar as ocorrências de alagamentos verificadas em períodos de fortes chuvas, no Jardim Maria do Carmo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) deu início nesta semana às intervenções programadas para aquela região, que incluem o desassoreamento do rio Sorocaba; a construção de um dique de proteção ao bairro; a revisão e substituição de válvulas flaps e a ampliação do sistema de galerias de águas pluviais do bairro.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, arquiteto Geraldo Caiuby, as ações tiveram início com o trabalho de desassoreamento do rio Sorocaba, numa extensão de 1.400 metros, entre a ponte da radial norte e a avenida Arthur Bernardes.
“Com a remoção desses grandes bancos de areia, a exemplo do que já foi feito em outros trechos do rio, desobstruímos a calha do rio naquela região do Maria do Carmo e evitamos represamentos, possibilitando uma melhor fluidez das águas, medida que juntamente com as demais ações programadas possibilitarão a minimização dos alagamentos naquela região da cidade”, explica Caiuby.
Na próxima semana, o Saae dará início às demais ações programadas para aquele bairro. Dessa forma, será construído um dique de proteção, com a utilização de terra argilosa, numa extensão de 200 metros, entre os sanitários públicos e os campos de futebol do Parque das Águas, protegendo os imóveis do bairro nas ocorrências de transbordamento das águas do rio, visto que esse dique terá altura média de 2 metros.