20 setembro 2010

Plantio do clone da Paineira da Árvore Grande acontecerá nesta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 21, quando se comemora o Dia da Árvore, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), em parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), realizam o plantio do clone da Paineira da Árvore Grande. A ação vai acontecer a partir das 9h, na Avenida São Paulo, no mesmo local onde ela estava.

“Essa será uma forma de se perpetuar o material genético da Paineira da Árvore Grande, em função de sua importância histórica e ambiental para a cidade”, destaca Welber Smith, diretor de Área de Educação Ambiental da Sema.

Um dos bairros mais tradicionais de Sorocaba, a Árvore Grande não recebeu este nome à toa. Seu surgimento deu-se, em meados do século XIX, ao redor da gigante Paineira (Ceiba speciosa) existente na Avenida São Paulo.

A árvore existia há mais de 150 anos e tinha aproximadamente 15 metros de altura. Em 1978, ela começou a ter problemas quando seu tronco mestre caiu. Depois disso, a árvore passou por podas assistidas e dimensionadas. Em 2002, o Núcleo de Estudos Ambientais (Neas) da Uniso realizou uma clonagem por enxerto da espécie. Uma das Paineiras clonadas foi plantada no campus Cidade Universitária e, hoje, já está florida.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.