20 outubro 2011

Centenas de pessoas participam do “Dia do Pulmão”

A Praça Frei Baraúna (Fórum Velho), no Centro, se transformou, na manhã desta quinta-feira (20), em um local de promoção de saúde e cidadania. Centenas de pessoas participaram, entre 8h e 13h, do “Dia do Pulmão”, evento realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), que teve como objetivo orientar a população sobre as principais doenças respiratórias, e como preveni-las e tratá-las.


Entre as atividades realizadas no “Dia do Pulmão”, as principais foram as orientações sobre a DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, a asma brônquica e o tabagismo. Além de passar por exames gratuitos para avaliação da função pulmonar, quem foi até a Praça Frei Baraúna também pôde aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia, passar por avaliação da saúde bucal ou até fazer uma sessão de Auriculoterapia (tratamento terapêutico através de diferentes estímulos na orelha).

A cozinheira Eliane de Araújo, 54 anos, não pensou duas vezes: ao ver os serviços oferecidos no “Dia do Pulmão” logo entrou na fila para passar pelos exames. “Acho muito legal estas atividades gratuitas voltadas à saúde. A Prefeitura de Sorocaba deve continuar fazendo eventos como este. Eu participarei sempre que puder”, comentou.

O aposentado Nelson Bernardino de Oliveira, 70, também aprovou o evento. “Moro na Zona Norte e tive de vir ao Centro. Passei pela Praça Frei Baraúna e resolvi fazer alguns exames. É sempre bom cuidar da saúde”, disse.

Além dos serviços, testes e exames oferecidos, os Ônibus da Mulher e do Homem também estiveram presentes no “Dia do Pulmão”, assim como uma equipe da Seção de Controle da Zoonoses, que orientou sobre o combate à dengue.



Doença pulmonar



A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) tem evolução progressiva, acomete principalmente indivíduos com mais de 40 anos de idade e engloba a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Em todo o mundo, milhares de pessoas sofrem do mal e morrem por causa da doença e suas complicações, e nem sabem que são portadoras de DPOC.

A principal causa de DPOC é a constante inalação da fumaça do cigarro (tabagismo). Os sintomas da doença são: falta de ar, tosse, infecções brônquicas e pulmonares de repetição, ansiedade, cansaço e diminuição do apetite.

A principal dificuldade do portador de DPOC é expirar, o que ocasiona acúmulo de ar nos pulmões, incapacitando o paciente gradativamente. Quando a doença se encontra em estágio avançado, o indivíduo tem dificuldades para realizar atividades de rotina, como caminhar ou subir escadas.

O diagnóstico da DPOC é feito por exames, solicitados por um médico pneumologista, que avaliam a função pulmonar. As 30 Unidades Básicas da Saúde (UBSs) da cidade estão preparadas para a realização de exames e encaminhamento para o tratamento.