19 outubro 2011

Nesta quinta-feira tem festa no Zoo!

Na tarde desta quinta-feira (20), os sorocabanos estão convidados a participar das comemorações da passagem dos 43 anos de fundação do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Para celebrar a data, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) organizou uma festa para os seus habitantes, com direito a “Bolo" e a um "Presente Animal”. Seis animais do Zoo foram escolhidos para ganhar três bolos e três presentes, que serão produzidos por grupos de crianças que já se inscreveram para participar deste evento. A festa está marcada para as 15h30.


A garotada que vai preparar a festa chegará ao parque às 13h e terá até às 15h para confeccionar os bolos e os presentes. Os animais homenageados deste ano são: arara-canindé, arara-da-testa vermelha e hipopótamo vão ganhar bolos, e o babuíno sagrado, a jaguatirica e o macaco-aranha-da-testa-branca os presentes.

O bolo será preparado com os ingredientes da dieta dos animais no Zoo. O da arara-canindé, por exemplo, será preparado com ração de arara, papa de fubá, milho cozido, banana, abacaxi, coco, maçã, beterraba e talo de couve. Já o do hipopótamo será feito com ração de cavalo, abóbora, vitamina e sal mineral.

Os presentes serão confeccionados por meio de uma técnica chamada 'enriquecimento ambiental'. Viviane Rachid, gestora de desenvolvimento ambiental da Sema, explica que a técnica é trabalhada com diferentes objetos, como picolés de frutas; quebra cabeças, cheiros, “brinquedos”, montes de folhas, entre outros. O objetivo é estimular os animais, melhorando a qualidade de vida nos cativeiros. “A ideia é dar uma atividade para animar o bicho e, assim, tornar a sua vida ainda mais saudável do ponto de vista comportamental”, explica.

Às 15h30, os animais ganharão o bolo ou o presente especial, com direito ao “Parabéns a você” por parte do público.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Informações pelo telefone 3227.5454.



Jardim dos Bichos



Classificado pelo Ibama na “categoria A” entre os zoológicos brasileiros, o “Quinzinho de Barros” é referência para a América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies. O parque reúne aproximadamente 1.500 animais de mais de 400 espécies. É um dos maiores acervos da América Latina.

Sua área é de aproximadamente 150 mil m², com um lago de 17 mil m² e outros 36 mil formados por vegetação da Mata Atlântica. Anualmente, o Zoo recebe um público originário de mais de 80 cidades.

A história do zoológico sorocabano começou em 1916, na atual Praça Frei Baraúna, no Centro, que até 1930 abrigou o “Jardim dos Bichos”. O local alojava, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves.

Em 1965, a Prefeitura transferiu esses animais para as margens do Rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua XV de Novembro e a atual Praça Lions. O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968, naquele local, a Prefeitura inaugurou o Zoológico e o Museu Histórico Sorocabano.



Preservação e lazer



Entre os animais que habitam o Zoo de Sorocaba está o único casal de elefantes indianos e a maior colônia de répteis da América do Sul. O parque apresenta também altas taxas de reprodução de espécies em extinção, como o macaco-aranha de testa branca, o mico-leão de cara-dourada, a anta, o lobo-guará, o papagaio, a arara, a serpente e o tamanduá-bandeira.

O Setor de Veterinária do "Quinzinho" desenvolve diversas pesquisas na sua área e em biologia, nos níveis de graduação e pós-graduação, incluindo as parcerias com universidades do Brasil e do exterior.

O "Quinzinho de Barros" é um dos primeiros zoos do País a realizar programas de Educação Ambiental que, desde 1979, busca conscientizar, de forma divertida, os públicos de todas as idades. Entre os projetos, destacam-se o Tranzoo, o Clube Conservadores da Natureza, os passeios orientados de escolas, os passeios noturnos, a participação em eventos em todo o país e as visitas a escolas e instituições.