21 outubro 2011

Tooro Nagashi acontece no fim de semana, no Parque das Águas

O Parque das Águas, no Jardim Abaeté, recebe neste fim de semana (22 e 23) as duas festas tradicionais japonesas: Obon, Odori e Tooro Nagashi. O evento tem realização da Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de Sorocaba), em parceria com a Secretaria da Cultura e Lazer.


Com programação variada inclui muita música, danças, comidas e outras atrações típicas japonesas. Os festejos começam às 12h e seguem até às 22h nos dois dias, com entrada gratuita.

O Obon Odori que acontece no sábado (22) é um festival que ocorre anualmente durante o verão no Japão (verão nórdico), que ocorre entre os meses de julho e agosto sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Com tradição budista, na festa os japoneses celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e com lanternas acesas, uma forma saudosa de lembrar-se da sabedoria.

Já, durante o Tooro Nagashi, no domingo (23), também são colocadas lanternas flutuantes nas águas de um rio. A lanterna (tooro) é feita de papel, iluminada por uma vela em seu interior, contendo mensagem para os antepassados e entes queridos falecidos. Este festival também tem origem na tradição budista, na qual se acredita que as lanternas tem o poder de atravessar outros planos de existência. Nessas lanternas são escritos votos e pedidos de bênçãos aos deuses.



Interdição



A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, para a realização destes dois eventos, interditará a Avenida Dom Aguirre, entre a avenidas Arthur Bernardes e Camilo Júlio, a partir das 14h deste sábado (22) até às 21h de domingo (23). De acordo com a Urbes, a região estará devidamente sinalizada, com cones e cavaletes, e terá o monitoramento de agentes de trânsito.