19 outubro 2011

Sorocaba Total implanta obras estruturais da nova ponte que ligará as zonas Industrial e Norte

O prefeito Vitor Lippi e o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Gestão, José Ailton Ribeiro, visitaram na manhã desta quarta-feira (19) as obras de construção da maior ponte da cidade, e que será responsável por interligar as avenidas Tadao Yoshida e Ulysses Guimarães, por cima do Rio Sorocaba. O dispositivo integra as melhorias viárias desenvolvidas pelo programa Sorocaba Total e facilitará o acesso entre a Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho) e a Zona Industrial à Zona Norte, diminuindo consideravelmente o tempo de motoristas, ciclistas ou motociclistas em permanecerem no trânsito da cidade hoje em dia.


Integrante do Complexo Viário “Ulysses Guimarães”, a ponte se estenderá por 180 metros sobre o Rio Sorocaba, percurso com pista duplicada, ciclovia, paisagismo e sistema de iluminação. A ponte terá 16 metros de altura em relação ao rio e, atualmente, a SPG realiza as ações para a montagem das 60 vigas de concreto, da estrutura de sustentação do dispositivo. Os serviços devem estar concluídos no primeiro trimestre de 2012.

Vitor Lippi considera as obras do Complexo Ulysses Guimarães fundamentais para o sistema viário de Sorocaba, pois facilitará o acesso entre a região da Zona Industrial e a Castelinho e as avenidas Itavuvu e Ipanema. “As pessoas vão fazer este percurso em um terço do tempo do atual. As obras ainda valorização a Zona Norte, nós estamos alavancando novos empreendimentos, que prometem gerar mais empregos e alavancar a economia do município. Isto trará um grande impacto econômico, social, de qualidade de vida e urbanístico, o que permitirá também a inclusão de novas linhas de ônibus”, destaca.

A Prefeitura também desenvolve obras para a duplicação de um novo trecho da Av. Ulysses Guimarães, onde já foram implantados dispositivos de drenagem. O sistema conta com linhas de tubulações denominadas aduelas que, em função das características do lugar, permitem a captação de um volume maior de água e suportam um tráfego de veículos mais intenso. Fabricados em concreto armado, cada tubo tem 2 metros de altura por 2,5 de largura, com formato retangular.

Maior obra viária em andamento no interior do São Paulo, o Sorocaba Total prevê melhores condições ao trânsito da cidade, com a implantação de 33 km de novas avenidas, em três complexos viários. O projeto viabilizará o estabelecimento de rotas alternativas a partir da rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho), possibilitando a diminuição do tráfego de veículos no Centro da cidade.

Ao todo, o Sorocaba Total prevê a construção de 22 km de novas avenidas e mais 11 km de obras de revitalizações viárias, além da implantação de sete parques novos e obras de drenagem urbana. O investimento total do programa é de cerca de R$ 180 milhões, sendo 50% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).