19 outubro 2011

Duas UBSs estarão abertas neste sábado (22), das 8h às 14h

Duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba estarão abertas excepcionalmente neste sábado (22), das 8h às 14h. A ação abre a Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico, que será realizada na próxima semana pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), entre os dias 24 e 27. As unidades estarão funcionando neste sábado justamente para a realização de exames de papanicolau e para passar orientações sobre câncer de mama às mulheres.


De acordo com o secretário Ademir Watanabe, a iniciativa visa atender principalmente as mulheres que trabalham durante a semana. “O câncer de mama é o primeiro e, o de colo de útero, o segundo mais incidente na população. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Nossa campanha tem o objetivo de ampliar a realização dos exames, mas também conscientizar a mulher de que a participação dela é fundamental”, comenta.

As UBSs que estarão abertas neste sábado são: a Barcelona, que fica à Rua Colômbia, 253, e a Cerrado, localizada à Rua Visconde do Rio Branco, 885, Vila Jardini.

Segundo a enfermeira Selma Brancalhone, do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), as mulheres devem aproveitar estas duas unidades que estarão abertas neste sábado para cuidar da saúde, fazendo os exames preventivos.



Campanha



Na próxima semana, entre os dias 24 e 27, todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e o Ônibus da Mulher participarão da Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico, priorizando a realização dos exames de papanicolau, que previne o câncer de colo de útero, e dando orientações sobre câncer de mama, inclusive, ensinando as mulheres a fazerem o autoexame em casa.

Ao serem atendidas para coleta do exame ou entrega do resultado, as mulheres também passarão pelo exame clínico das mamas. As mulheres que tiverem indicação terão o exame de mamografia agendado e, se houver alguma alteração nos resultados, elas serão encaminhadas ao serviço especializado na Policlínica Municipal.

O papanicolau é indicado para todas as mulheres com vida sexual ativa e deve ser repetido anualmente ou conforme indicação médica. Para a coleta, a mulher não pode ter tido relação sexual nas últimas 24 horas, não deve ter usado cremes ou duchas vaginais e nem pode estar menstruada.