20 outubro 2011

Educadores têm capacitação em Pedagogia Empreendedora

Dentro do processo de formação continuada, esta semana os vice-diretores e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino receberam capacitação para aplicação da pedagogia empreendedora. A Secretaria da Educação (Sedu) ofereceu mais de 12 horas de treinamento a cerca de 80 profissionais que atuam em unidades de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


De acordo com a professora Valderez Soares, articuladora da pedagogia empreendedora na rede municipal, a capacitação faz parte do processo de preparação dos profissionais para que, se necessário, estejam prontos para serem multiplicadores nas escolas em que atuam. “Durante o seminário, os educadores tiveram momentos de teoria e prática, auto-avaliação, reflexão e dinâmicas”, explicou.

Entre os conceitos aplicados na capacitação foram focados os aspectos da Lei de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, o capitulo XV da Educação Empreendedora e, ainda, a responsabilidade do município em estimular o desenvolvimento do empreendedorismo. “Sorocaba aplica no ensino municipal essa metodologia diferenciada, que estimula a criança a sonhar e a desenvolver ferramentas para buscar a realização, quer seja um sonho individual ou coletivo”, diz Valderez.

A capacitação foi realizada pela professora Rosé Bueno, consultora da Starta, empresa que difunde a pedagogia empreendedora no Brasil. De acordo com a Sedu, os educadores capacitados, poderão, caso necessário, formar outros professores para aplicação da metodologia dessa pedagogia empreendedora, que atualmente beneficia cerca de 40 mil estudantes da Rede Municipal tanto do ensino infantil como do fundamental.


em Pedagogia Empreendedora