14 outubro 2011

Toyota plantará 80 mil árvores em Sorocaba, neste domingo

Neste domingo (16), a partir das 9h30, a Toyota realizará o plantio de 80 mil árvores no terreno onde está sendo construída a sua nova fábrica em Sorocaba, no final da Avenida Itavuvu. A ação faz parte da primeira fase do Projeto Morizukuri, que tem por objetivo a formação de um cinturão verde ao redor da nova unidade industrial, composto por árvores nativas, à semelhança da floresta original da região. A iniciativa ambiental integra o Plano Municipal de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores na cidade até 2012.


A ação será realizada em esquema de mutirão, formado por colaboradores voluntários da Toyota, suas famílias e amigos, além de fornecedores e concessionários da montadora. De acordo com a empresa, o plantio deve reunir cerca de oito mil pessoas na nova fábrica em Sorocaba.

O Projeto Morizukuri é um dos pilares do conceito ecofactory, metodologia que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental, adotada na nova fábrica da Toyota em Sorocaba desde sua concepção. Morizukuri é uma palavra japonesa que significa “fazer floresta”.

A Toyota já implementou esse projeto em suas fábricas no Japão, na Índia e na Tailândia, sempre utilizando a exclusiva metodologia 'Miyawaki', técnica desenvolvida pelo Dr. Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. O diferencial é a rapidez com que as árvores crescem. Uma floresta leva, em média, de 100 a 200 anos para se formar naturalmente e, com essa técnica, o desenvolvimento leva entre 10 e 20 anos.

A escolha das cerca de 80 espécies que formarão a nova floresta também é importante na metodologia 'Miyawaki'. Foram selecionadas árvores das matas nativas locais e então escolhidas as que melhor se adaptam ao tipo de solo e posicionamento do terreno. O processo foi conduzido pelo Dr. Miyawaki, que esteve pessoalmente em Sorocaba para análise do local e das sementes, e pela UFSCar, parceira da Toyota no Morizukuri. As espécies foram selecionadas e cuidadosamente semeadas em viveiros da Toyota e da UFSCar.