A partir de janeiro de 2012, conforme a Portaria nº 763 do Ministério da Saúde, todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão possuir o Cartão Nacional de Saúde – conhecido popularmente como Cartão SUS – e utilizá-lo cada vez que se dirigirem a uma unidade da rede pública de saúde. Por este motivo, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) orienta aqueles que ainda não têm o Cartão SUS para que, quando passarem por consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), façam o cadastro para adquirir o seu.
Para se cadastrar, o usuário deve informar seu nome completo, data de nascimento, nomes do pai e da mãe, sexo, raça, endereço (é preciso levar um comprovante de endereço, como conta de água, luz ou telefone). Além disso, é necessário apresentar qualquer um dos seguintes documentos: RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certidão de Separação/Divórcio ou Certidão de Índio.
No caso de perda do cartão, o usuário deve se dirigir a uma UBS ou uma das cinco Casas do Cidadão de Sorocaba para a confecção de um novo. Se o usuário souber o número do cartão que perdeu, basta informá-lo para receber a segunda via.
Sistema de Informação
De acordo com o secretário Ademir Watanabe, a implantação do Sistema de Informação da Saúde em toda a rede municipal facilitará o cadastramento do usuário e a emissão do Cartão SUS. “Atualmente, o sistema funciona nas 30 UBSs e está em processo de implantação na Policlínica Municipal de Especialidades. Esta integração das unidades de saúde da rede municipal, por meio de um sistema de informatização, traz benefícios para o gerenciamento da SES, que vai obter as informações em tempo hábil e saber onde aplicar melhor os recursos, por exemplo. Também com este sistema, todo o histórico do paciente ficará armazenado, como se fosse um prontuário eletrônico. Assim, em qualquer unidade de saúde da rede municipal que o paciente passar, seus dados estarão disponíveis, como o histórico de consultas, os exames que já fez e os medicamentos prescritos, por exemplo”, comenta o secretário.