14 outubro 2011

Prêmio Sorocaba reconhece inovação na Gestão Pública

A Prefeitura de Sorocaba anunciou os vencedores do Prêmio Sorocaba de Gestão Pública 2011. A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira (13), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, no Alto da Boa Vista. Esta é a 4ª edição do prêmio, que tem por objetivo de incentivar práticas que diminuam a burocratização e aumente a eficiência dos serviços municipais. Os vencedores desta edição foram as secretarias da Educação (Sedu), Negócios Jurídicos (SEJ), Gestão de Pessoas (Segep), Desenvolvimento Econômico (Sede) e Saúde (SES) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).


Os projetos ganhadores são premiados com troféus e equipamentos de informática. O prefeito Vitor Lippi destacou o incentivo para que os servidores busquem a constante inovação no setor público. “O prêmio incentiva à procura por um aperfeiçoamento constante, para que possamos fazer melhor aquilo que já fazendo, mas com mais eficiência. Isto mostra que Sorocaba tem compromisso com a qualidade”, enfatizou.

O vice-prefeito e secretário interino de Planejamento e Gestão (SPG), José Ailton Ribeiro, destaca que o Prêmio de Gestão possibilitou a desburocratização e a redução de procedimentos internos na Prefeitura, aliado ao Planejamento Estratégico Municipal. “Esta excelência em gestão reflete em resultados junto à população”, disse. Coordenado pela SPG, o prêmio foi criado em 2007 para avaliar a eficiência e a qualidade dos projetos e programas e reconhecer a ação dos servidores municipais.

Na modalidade “Relatório de Gestão”, nenhum dos projetos inscritos atingiu pontuação suficiente para receber o prêmio na categoria 'Ouro'. A Educação foi premiada com a categoria 'Prata', enquanto o Saae e a Sede ficaram com o 'Bronze'. O certificado de “Menção Honrosa” foi para a Sejuv.

Na “Melhoria de Processos”, a SEJ ficou com o 'Ouro' pelo processo de regularização fundiária desenvolvido no bairro Ana Paula Eleutério. A 'Prata' foi concedida à Segep pela frequência eletrônica dos servidores municipais e, o 'Bronze', às secretarias da Saúde e de Educação pelo projeto “Escola Saudável: Saúde Visual”.

A edição 2011 teve um crescimento de 82% em relação ao número de inscrições registradas em 2010 na Modalidade Melhoria de Processo, e 33% em relação à de Relatório de Gestão, revelando um contínuo interesse dos funcionários em participar. Os projetos inscritos foram avaliados por um júri de 100 voluntários, que passaram por capacitação.