17 outubro 2011

Evento reuniu cerca de 3,5 mil pessoas no plantio de 80 mil mudas ao redor da Toyota

O número ficou abaixo da estimativa inicial, mas ainda assim considerando a chuva intensa de domingo (16), o Projeto Morizukuri (criar floresta), que plantou 80 mil mudas de árvores em torno da fábrica da Toyota, foi um sucesso. A previsão inicial era de que o evento contasse com cerca de 7 mil participantes, envolvendo praticamente todos os funcionários da empresa e seus familiares. Mas, no final, aproximadamente 3,5 mil pessoas realizam os plantios.


Entre os participantes estiveram o vice-prefeito José Ailton Ribeiro e os secretários municipais Mário Tanigawa (Desenvolvimento Econômico) e Jussara de Lima Carvalho (Meio Ambiente). O vice-prefeito deu a sua contribuição para a formação do cinturão verde na Toyota, ao plantar uma muda de Aroeira, enquanto que a Jussara Carvalho fez o plantio de uma muda de Tamboril (árvore decídua e frondosa, que alcança de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetro de tronco).

O projeto de plantio de mudas no entorno da fábrica de Sorocaba faz parte do conceito Ecofactory, pelo qual a planta foi concebida. É a primeira unidade da América do Sul projetada com esse objetivo, tendo como um dos pilares o projeto Morizukuri, que formará o cinturão verde ao redor da fábrica.

O grande diferencial desse processo é que, em geral, uma floresta leva entre 100 a 200 anos para se formar de forma natural e, com a técnica japonesa, o desenvolvimento acontece entre 10 e 20 anos.

A Toyota já implantou projetos semelhantes em suas fábricas no Japão, Índia e Tailândia, usando a exclusiva metodologia desenvolvida por Akira Miyawaki, professor da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. Segundo informações da empresa, cerca de 40 milhões de mudas de árvores já foram plantadas nos países em que ela atua.

Conforme destacou a secretária Jussara Carvalho, o fator preponderante do Projeto Morizukuri é que formará uma floresta real, com o mesmo tipo de vegetação original da região onde está a fábrica de Sorocaba. “Isso é um exemplo para outras empresas, que podem contribuir com a política ambiental do município. Essas 80 mil mudas passam a compor o número de árvores que queremos atingir até 2012, que é de 500 mil mudas, e reflete diretamente na qualidade de vida da população”, destacou ela.