21 outubro 2011

Operação contra a dengue deste sábado será no Jd. Luciana Maria

Neste sábado (22), moradores do Jardim Luciana Maria, na Zona Norte da cidade, recebem a operação especial contra a dengue, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ). É importante que a comunidade colabore com a ação, separando todos os materiais que possam acumular água e, assim, evitar que se tornem possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.


A operação terá início às 8h30, a partir da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lopes de Oliveira, que fica na Rua Riusaku Kanizawa, 795. Agentes da Seção de Controle de Zoonoses passarão orientações e informações aos moradores sobre a dengue. Integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso) também estarão presentes na ação, ajudando na coleta dos materiais, como vasos, pneus, garrafas etc.. A ação deve ser finalizada por volta das 14h.



Sábado: dia de combater a dengue



Todo sábado é o dia do sorocabano dedicar alguns minutos para vistoriar a casa e remover todos os criadouros do mosquito da dengue. Esta é uma recomendação da Prefeitura para que a população, numa ação conjunta, vença a luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Assim, neste dia, cada cidadão deve eliminar de sua casa todos os objetos que possam acumular água de chuva. Além disso, também é preciso verificar se as calhas estão limpas e desobstruídas e se as caixas d'água estão tampadas. “O combate à dengue deve ser uma ação permanente: durante o ano todo, é preciso ficar atento e eliminar os criadouros”, comenta Leandro Arruda, chefe da Zoonoses.