10 outubro 2011

Prefeito recebe abaixo-assinado com 14 mil assinaturaspara a vinda de girafas para o Zoo de Sorocaba

Foto: Paulo Ochandio / Secom



Na tarde desta segunda-feira (10), o grupo Escoteiros Santana entregou ao prefeito Vitor Lippi um abaixo-assinado com 14 mil assinaturas para que a Prefeitura de Sorocaba adquira girafas para o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e reuniu também a equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), responsável pela administração do Zoo, e o vereador Francisco Moko Yabiku.

“Nós vamos estudar com calma e com muito carinho a possibilidade de trazer essas girafas para Sorocaba. O Zoo realiza um trabalho muito importante, não só de lazer, como de educação ambiental e pesquisa junto com universidades brasileiras. Obrigado pelo trabalho de cidadania que vocês crianças estão exercendo com essa campanha”, destacou o prefeito.

As assinaturas foram colhidas em shoppings, supermercados e no próprio Zoo de Sorocaba. “Em finais de semana, em supermercado da cidade, conseguimos mais de 1,5 mil assinaturas”, destacou Fábio Sola Aro, do grupo de escoteiros.

Adalto Veloso Nunes, médico-veterinário do Zoo, explica que a vinda de girafas para o parque não será apenas para vitrine. “O Zoo realiza um trabalho de educação ambiental há mais de 30 anos, atendendo mais de 80 cidades da região”, declara. “Além disso, realizamos um trabalho sério de pesquisa. A primeira fertilização in vitro de onça pintada no mundo foi feito aqui no 'Quinzinho', junto com uma equipe da USP”, salientou.

“É importante destacar que nós não vamos trazer girafas capturadas nas selvas africanas. Se forem da África, serão de cativeiro ou de um zoológico devidamente credenciado. Mas, ainda assim, temos possibilidades de trazer o animal de outros Zoológicos, inclusive brasileiro”, explicou Adalto.