20 outubro 2011

Roteiro Educador já recebeu mais de 9 mil estudantes

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, Espaço São Bento, Centro Administrativo Municipal, Zoológico "Quinzinho de Barros", Museus, Parques, Bibliotecas e outros quinze pontos de Sorocaba vêm recebendo periodicamente a visita dos alunos da Rede Municipal de Ensino. De acordo com dados da Secretaria da Educação (Sedu), desde o início do projeto - em maio do ano passado - mais de 9 mil crianças já visitaram os espaços do Roteiro Educador.


O Roteiro Educador consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e seus monumentos. Consta da grade curricular da Rede Municipal de Ensino. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta a história ou descreve sobre o local a ser visitado. “É, na realidade, uma aula viva sobre a história da cidade e de seus personagens. A proposta é a de atingir 70 locais de visitas até o final de 2012”, explica a secretária Maria Teresinha Del Cistia.

Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar os alunos em cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história da cidade, os personagens e a representação sociocultural, bem como, a importância desses pontos à Cidade Educadora. São 21 pontos visitados pelos alunos que frequentam o programa Escola em Tempo Integral – Oficina do Saber.

Com o Roteiro Educador, os próprios públicos, entidades e monumentos históricos se transformam em espaços educadores, beneficiando os estudantes. As visitas acontecem nos períodos da manhã ou tarde, nos seguintes locais: Mosteiro de São Bento, Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara), Centro Cultural Quilombinho, Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Museu Histórico, Parque da Biquinha, Espaço Santos Dumont, Fundec, Biblioteca Infantil, Biblioteca Municipal, parques das Águas e Kasato Maru, Rio Sorocaba, Palácio Brigadeiro Tobias, Mercado Municipal, Casas do Cidadão e Pelourinho. Os jornais da cidade também já estão entre os novos pontos do Roteiro Educador.


mais de 9 mil estudantes