21 outubro 2011

Roteiro Educador receberá alunos das EMs “Oswaldo Duarte" e "Oswaldo de Oliveira”

Alunos das escolas municipais “Osvaldo Duarte" e "Oswaldo de Oliveira”, respectivamente do Wanel Ville e do Novo Cajuru, participam na próxima semana de uma visita monitorada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado e na Câmara Municipal. Os passeios fazem parte do “Roteiro Educador”, projeto realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação.


Na segunda-feira (24), os alunos da Oficina do Saber da EM “Osvaldo Duarte” visitam a ETA do Cerrado nos períodos da manhã e tarde. Na terça-feira (25) é a vez dos alunos da EM “Oswaldo de Oliveira” conhecer a Câmara Municipal. Eles assistirão parte dos trabalhos que acontecem na Casa de Leis, conhecerão a galeria de ex-presidentes e como funciona o Legislativo.

Nos dias 25 e 26 os estudantes invertem os locais de visita, completando mais uma semana do Roteiro Educador. Desde que foi lançado em maio de 2010, o projeto já beneficiou cerca de 9 mil alunos da rede municipal nas visitas aos 21 espaços educadores de Sorocaba. São cerca de 70 pontos da cidade que estão sendo mapeados e sinalizados para receberem os estudantes.

O Roteiro Educador consiste numa verdadeira viagem pela história da cidade, personagens e seus monumentos. Aplica na prática o conceito “aprender na cidade e com a cidade”, proposto pelo programa "Cidade Educadora". Consta da grade curricular da Rede Municipal. Monitoradas, as visitas são pré-agendadas e, durante a viagem de ida, o professor conta a história ou descreve sobre o local a ser visitado. Funciona, na realidade, como uma aula viva sobre a história da cidade e de seus personagens.

Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar os alunos em cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história, dos personagens e da representação sociocultural do local, bem como, da importância desses pontos à Cidade Educadora.