21 outubro 2011

Tiro com arco é atração do Via Viva neste domingo

Mais uma vez, neste domingo (23), o Via Viva oferecerá aos sorocabanos que gostam de esportes a oportunidade de conhecer de perto uma modalidade olímpica. O Clube Ipanema de Tiro fará uma demonstração de tiro com arco, aberta à participação de todos que quiserem se sentir como “Robin Hood” e se aventurar com o arco e flecha. A Av. Itavuvu ainda terá outras atrações das 8h às 13h, como aulas gratuitas de ginástica aeróbica, pilates e caratê, atrações musicais e diversos jogos e brincadeiras, além de passear com a família, caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins.


A Av. Itavuvu estará fechada para o trânsito, das 8h às 13h, num trecho de 2 km, entre a UPH Zona Norte e a Av. Atanásio Soares. Ao lado do caminhão de som, haverá apresentação de DJ e o Grupo Revivendo tocará chorinho e MPB, a partir das 10h. As crianças poderão se divertir com pintura facial, brinquedos infláveis e jogos de damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa. O espaço ainda oferece uma área para jogos de basquete e aulas da Escola do Pedala, com orientações sobre segurança no trânsito.

Outra atração do Via Viva deste domingo será a apresentação de uma maquete eletrônica do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) na calçada ao lado do Sabe Tudo. O PTS está sendo implantado pela Prefeitura no final da Av. Itavuvu, nas proximidades do Km 92 da Rodovia Castello Branco, e funcionará com um organismo articulador entre universidades, escolas técnicas, institutos e empresas que investem em pesquisas de novas tecnologias.

O Via Viva tem levado a cada domingo de três a sete mil pessoas para se divertir na Av. Itavuvu, de acordo com a Secretaria de Esporte (Semes). O projeto mantém uma “Academia ao Ar Livre”, apresentações musicais e empréstimos de livros do “Vai e Vem Móvel”. O Sabe Tudo oferece gratuitamente acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

A estrutura do Via Viva possui nove banheiros, em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida, das 8h às 13h, e das vias ao redor. A Guarda Civil e a Polícia Militar também participam, disponibilizando equipes e unidades móveis de comando para o devido atendimento.

A Semes pede para que os participantes procurem manter a direção das vias na avenida, utilizadas normalmente pelos automóveis. Aos ciclistas, a orientação é que não empinem as bicicletas e tenham prudência no tráfego para a segurança de todos no percurso.