14 outubro 2011

Via Viva oferecerá várias atividades para comemorar o Dia das Crianças

Mesmo após a passagem do Dia das Crianças, o Via Viva promete animar a criançada que for à Avenida Itavuvu neste domingo (16). Uma das principais atrações será uma oficina de jardinagem, das 9h às 12h, em frente ao Sabe Tudo. Além disso, a garotada poderá assistir à contação de histórias, participar de jogos de basquete e peteca ou, ainda, utilizar um espaço livre para fazer suas manobras radicais na bicicleta. A avenida oferecerá também jogos de mesa, atrações musicais, brinquedos infláveis, pintura facial, artes, artesanato, aulas da “Escola do Pedala” e de skate, patinete, patins e bicicleta, das 8h às 13h.


A Av. Itavuvu estará fechada para o trânsito, das 8h às 13h, num trecho de 2 km, entre a UPH Zona Norte e a Av. Atanásio Soares. A contação de histórias será apresentada pelo grupo “Semeando Encanto”, ao lado do caminhão-palco, onde ainda haverá apresentações de DJ e da Corporação Musical “Carlos Gomes”, pintura facial e desenhos. O público ainda poderá conhecer o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de reciclagem de Sorocaba.

A cada domingo, de três e sete mil pessoas têm comparecido à Av. Itavuvu para se divertir no Via Viva, segundo estimativas da Secretaria de Esporte (Semes). O projeto mantém uma “Academia ao Ar Livre”, apresentações musicais e empréstimos de livros do “Vai e Vem Móvel”. Para cuidar da saúde, há aferição de pressão arterial, orientações posturais e ergonômicas, aquecimento pré-atividade, alongamento pré e pós-atividade física, orientações à saúde e bem estar dos participantes e oficinas para reparos em bicicletas.

O Sabe Tudo oferece gratuitamente acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia. A estrutura do Via Viva possui nove banheiros, em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida, das 8h às 13h, e das vias ao redor. A Guarda Civil e a Polícia Militar também participam, disponibilizando equipes e unidades móveis de comando para o devido atendimento.

A Semes pede para que os participantes procurem manter a direção das vias na avenida, utilizadas normalmente pelos automóveis. Aos ciclistas, a orientação é que não empinem as bicicletas e tenham prudência no tráfego para a segurança de todos no percurso.