20 junho 2011

1ª etapa do 'Trekking Universitário Ambiental' movimentou o Parque Natural, no domingo


A secretária Jussara de Lima Carvalho entrega premiação a uma participante do Trekking Escolar. Crédito: Mariana Campos / Secom
Munidos de bússolas, calculadoras, relógios, máquinas fotográficas e uma planilha de navegação, 19 equipes participaram da 1ª etapa do “Trekking Universitário Ambiental Gas Natural Fenosa”, que aconeceu no Parque Natural “Chico Mendes”, na manhã do último domingo (19). Ao final da competição, as três equipes com o melhor desempenho receberam medalhas e pontuaram para a próxima etapa. Em primeiro lugar ficou a equipe “Yauaretê Protrek” (20 pontos), em segundo "Bicho Solto" (18) e, em terceiro, "GPS - Grupo Perdidos na Selva" (16).

Promovido pela Prefeitura, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Parcerias (Separ), em parceria com a Gas Natural Fenosa, o objetivo da ação foi aliar educação ambiental e atividade física. “Essa primeira etapa foi ótima, eles adoraram. É um tipo de ação que não estamos acostumados a fazer, como a de se localizar com bússolas e gráficos numa área desconhecida. Todos tiveram dificuldades, mas foi muito divertido. Espero que todas as equipes continuem participando”, destaca a secretária da Sema, Jussara de Lima Carvalho.

O trekking é uma caminhada de aventura na qual, com o auxílio de uma planilha de navegação, as equipes percorrem trilhas em meio a obstáculos naturais em um tempo pré-determinado. O que está em jogo é a superação individual. Na ação, espera-se que cada participante vença suas próprias limitações, sejam físicas ou emocionais, e deem o melhor de si para o sucesso da equipe.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.