20 junho 2011

Sorocaba atinge 84,12% de cobertura na vacinação contra a paralisia infantil e 70,42% contra o sarampo

O vice-prefeito José Ailton Ribeiro participou da abertura da Campanha de Vacinação. Crédito: Emerson Ferraz / Secom

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), 32.075 crianças menores de 5 anos foram imunizadas no sábado passado (18), durante a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. O número corresponde a 84,12% da população com esta faixa etária na cidade. A meta era atingir pelo menos 95% das crianças.

Também no sábado teve início a Campanha de Seguimento contra o Sarampo, onde foram vacinadas 31.912 crianças, entre 1 e 6 anos, 11 meses e 29 dias em Sorocaba. Este número representa 70,42% da população alvo na cidade, que é formada por 45.315 crianças nesta faixa etária.

Os pais ou responsáveis que ainda não levaram as crianças menores de 5 anos para tomar a vacina Sabin, podem procurar uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, onde as doses continuam disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento normal de cada unidade, até que a meta de cobertura de 95% seja atingida.

As crianças que não receberam no sábado a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo (e também contra a rubéola e caxumba), também podem ser dirigir a qualquer uma das UBSs até o dia 1º de julho, para se imunizar. Segundo a VE, a adesão de crianças entre 5 e 6 anos de idade foi a mais baixa na vacinação contra o sarampo.