20 junho 2011

Prefeito participa da abertura da Conferência de Parques Tecnológicos

O prefeito Vitor Lippi e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Tanigawa, participaram na noite de domingo (19) da solenidade oficial de abertura da 23ª Conferência Mundial de Parques de Ciência e Tecnologia. O evento prossegue até quarta-feira (22), em Copenhagen, na Dinamarca.

Lippi e Tanigawa, além de três técnicos do Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), de Sorocaba, integram a missão brasileira no evento, que conta com secretários municipais e estaduais, dirigentes de órgãos governamentais de fomento e gestores de incubadoras de empresas e parques tecnológicos. A missão é liderada pelo presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Guilherme Ary Plonski. Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica e professor da USP, Plonski classifica as missões técnicas como de extrema importância para aprimorar o modelo de empreendedorismo e inovação no Brasil.

Além do contato com as incubadoras e parques tecnológicos escandinavos, os visitantes participarão de encontros com os atores-chave do sistema de inovação dos países escandinavos. Destaque para a participação na XXVIII World Conference on Science and Technology Parks, de Copenhagen, um dos maiores eventos sobre parques tecnológicos do mundo.

De Copenhagen, o prefeito Vitor Lippi e o secretário Mário Tanigawa seguem para Manchester, na Inglaterra, para conhecerem mais três parques tecnológicos. Um deles é o Manchester Science Park, situado nos limites da estrada de Oxford e junto à Universidade de Manchester. O local trabalha no crescimento de empresas inovadoras em setores como as TIC, a biotecnologia, tecnologias industriais e mídia digital. Eles retornam a Sorocaba no domingo (26), pela manhã.