30 junho 2011

Vacinação contra a paralisia infantil e sarampo termina nesta sexta-feira

Termina oficialmente nesta sexta-feira, 1º de julho, a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Também nesta data, será encerrada a Campanha de Seguimento contra o Sarampo. As crianças menores de 5 anos devem ser imunizadas contra a paralisia infantil e as que têm entre 1 e 6 anos, 11 meses e 29 dias devem se proteger contra o sarampo. A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informa que as doses das vacinas estão disponíveis nas 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, durante horário normal de funcionamento de cada uma delas.

Até as 19h de quarta-feira (29), 37.700 crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil em Sorocaba, o que corresponde a 98,88% da população alvo (estimada em 38.128 crianças), superando a meta de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde na campanha, que é de 95% (36.222 crianças).

A vacinação contra o sarampo ainda está abaixo da meta. Também até as 19h de quarta-feira, 41.008 crianças na faixa etária estabelecida tinham recebido a vacina contra o sarampo. Este número corresponde a 90,50% de cobertura da população alvo na cidade, estimada em 45.315 crianças.

De acordo com a enfermeira Ângela Monteiro Moraes, da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), a adesão de crianças entre 5 e 6 ano continua sendo a menor entre todas as faixas etárias contempladas pela Campanha de Seguimento contra o Sarampo. “É importante que os pais ou responsáveis pelas crianças com estas idades e também das outras e que ainda não foram imunizadas contra o sarampo, as levem para receber a vacina. Esta campanha visa proteger as crianças paulistas contra a doença antes do período de férias”, lembra Ângela.