29 junho 2011

Palestras esclareceram sobre Incentivos Fiscais à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas Empresas

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
As leis de incentivo às empresas que promovem ou queiram promover pesquisas visando ao seu desenvolvimento tecnológico foram o tema das palestras que as consultoras Marina Loures e Maria Carolina Rocha, do Instituto de Inovação, Iventta, de Belo Horizonte (MG), proferiram nesta quarta-feira (29) a empresários e dirigentes de empresas de Sorocaba. O encontro foi na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” e integra o ciclo de palestras realizado pelo Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi), denominado “Quarta Tecnológica", e que ocorre uma vez por mês.

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sede) comentou que “as leis de incentivo estimulam a busca pelo conhecimento e a transformação dele em riqueza para toda a sociedade”. Ele também falou sobre o atual estágio de desenvolvimento da cidade, especialmente de seu Parque Tecnológico de Sorocaba. “Nosso modelo está em consonância com os principais parques de todo o mundo. E todos os que estão em evidência contam com apoio dos poderes municipais, como acontece aqui", comentou.

Marina e Maria Carolina disseram que a Lei de Incentivo à Inovação, chamada de “Lei do Bem”, é feita por meio de redução da carga tributária. A intenção da lei é fomentar a integração de mestres e doutores nas empresas, em pesquisas que busquem novos produtos e processos, melhoria de qualidade e redução de custos entre outras inovações.