20 junho 2011

CineCult exibe o italiano “Ladrões de Bicicleta”

Para comemorar o ano da Itália no Brasil, o projeto “Usina CineCult” exibe nesta quarta-feira (22) o longa "Ladrões de Bicicleta", lançado em 1948. Promovida pelas Secretarias da Comunicação (Secom) e Cultura e Lazer (Secult), a sessão é gratuita e tem início às 20h, na Usina Cultural “Ettore Marangoni”.

A história o filme - que é considerado um dos principais do neorrealismo italiano - se passa em Roma, onde um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) é razoavelmente feliz e trabalha para sustentar a família. Precisando ter uma bicicleta para pegar um novo emprego, ele, com sacrifício, consegue recuperar sua bicicleta, que estava empenhada. Entretanto, ela é roubada, para seu desespero. Juntamente com seu filho Bruno (Enzo Staiola), Antonio a procura pela cidade. Como não consegue encontrá-la, resolve cometer o mesmo crime.

A Usina Cultural tem capacidade para 150 espectadores, área para estacionamento e fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira.

Ficha Técnica
Título original: (Ladri di Biciclette)
Lançamento: 1948 (Itália)
Direção: Vittorio De Sica
Atores: Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda.
Duração: 90 min
Gênero: Drama