20 junho 2011

Alunos do 'Miniempresa' fazem doação à Vila dos Velhinhos

O exercício da responsabilidade social é um dos preceitos no segmento empresarial. Essa iniciativa tornou-se quase um imperativo de gestão para as empresas se manterem competitivas em seus respectivos mercados. No programa “Miniempresa”, os alunos também desenvolvem essa cultura como forma de aprendizado.

Na semana passada, os 25 formandos da Inovart S.A/E, empresa fictícia criada pelos estudantes do Ensino Médio da EM “Flávio de Souza Nogueira” – a sétima turma do programa -, fizeram a doação de R$ 1.187,00 à Vila dos Velhinhos, de Sorocaba. O valor corresponde à fatia a que os estudantes, como sócios da empresa, teriam direito em função da venda dos cabides produzidos por eles. “Foi uma iniciativa deles e demonstra o compromisso com a responsabilidade social”, explica a professora Maria Emília Faria Alquezar Serafim, articuladora da pedagogia empreendedora na Rede Municipal.

O programa “Miniempresa” é desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a General Motors e a ONG Júnior Achievement. Os estudantes têm idades entre 16 e 18 anos e, durante o curso, conhecem todas as etapas e processos de criação e produção de uma empresa. A iniciativa estimula os jovens a desenvolver o empreendedorismo, a conhecer como funciona uma empresa na prática. "Um dado muito interessante é que dos 150 alunos que já se formaram no curso, a maioria já está no mercado de trabalho”, conta Maria Emília.

Além de ceder um espaço em sua sede para o funcionamento da fábrica de cabides, a GM garante o transporte desde a escola e o lanche, que é fornecido aos alunos que fizeram o curso no contraturno do horário de aula.