21 junho 2011

Secretaria de Obras realiza abate necessário de árvores em diversas regiões da cidade

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) desenvolve há dois meses o abate de árvores totalmente mortas na cidade de Sorocaba. Denominada de Operação Pica-Pau, a ação já atingiu quinhentas unidades. A secretaria também está intensificando o abate necessário de árvores que, embora ainda com vida, representam risco para os transeuntes.

“Neste período do ano, quando ocorre o final do outono e início de inverno, a maior parte das árvores perde suas flores e é necessário um laudo técnico para apontar se a unidade está morta ou não. Nós realizamos esta avaliação para garantir que a unidade totalmente abatida ou retirada esteja morta”, explica Aroldo José Pinto, engenheiro agrônomo da Seobe. “Nós fazemos questão de abater única e exclusivamente apenas as árvores que exigem esta medida. Um parâmetro deste indicativo é o de que recebemos em média cem solicitações de corte total de árvores por mês e, após avaliação estritamente técnica, realizamos no máximo 10% dos serviços. A decisão é pela preservação das plantas que apresentam condições de manutenção”, conclui.

Aroldo esclarece que não são abatidas ou totalmente retiradas apenas as unidades mortas. “Nós precisamos abater também as unidades que oferecem risco para os moradores, sejam os pedestres que circulam pela calçada, os motoristas nas ruas ou, mesmo, em relação aos imóveis vizinhos”, comenta.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.