Que profissão escolher? Como descobrir qual é a carreira adequada? Essas são algumas das dúvidas que 120 alunos do 1º Ano do Ensino Médio da EM “Achilles de Almeida” poderão esclarecer na palestra sobre orientação vocacional que acontece nesta terça-feira (21), a partir das 20h, no auditório da EM “Getúlio Vargas”. Ministrada pela psicóloga e professora Vanessa Coan, a palestra faz parte do projeto “Com foco no futuro”, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da secretaria da Educação.
Ao todo, o projeto que começou em abril e prossegue até o segundo semestre, vai abranger cerca de 1.300 alunos para abordar sobre orientação vocacional, Ensino Tecnológico, Graduação e Marketing Pessoal. As palestras acontecem semanalmente, envolvendo estudantes das escolas municipais “Achilles de Almeida”, “Getúlio Vargas”, “Leonor Pinto Thomaz” e “Flávio de Souza Nogueira”.
Os objetivos, segundo a professora Maria Emília Alquezar Serafim, articuladora da pedagogia empreendedora na rede municipal, são preparar os adolescentes para a escolha da profissão, contribuindo com sua formação e melhor identificação com determinada carreira; orientar como deve proceder diante de uma entrevista, postura, vestimenta, linguagem e outros requisitos básicos para investir em sua capacidade empreendedora, e possibilitar oportunidades de acesso a cursos e palestras que possam melhor viabilizar a inserção do jovem no mercado de trabalho.
Semanalmente, os alunos do Ensino Médio da Rede Municipal participam das palestras realizadas por profissionais de instituições de ensino superior da cidade, que lhes apresentam informações sobre diversas profissões. Os encontros acontecem toda terça e quarta-feira, sempre das 20h às 22h, no teatro da EM “Getúlio Vargas”.
O primeiro ciclo de palestras mostrou a motivação vocacional, com o professor Pedro Zilli, da Universidade de Sorocaba. No segundo semestre, Maurício Micheletti, diretor executivo do grupo Catho de Sorocaba, encerra o ciclo falando sobre Marketing Pessoal.
O projeto é realizado pela Secretaria da Educação, em função de pesquisa aplicada junto aos próprios jovens, com questões como 'Que profissão gostaria de se dedicar no futuro?' 'Quais orientações você gostaria de receber sobre a profissão escolhida?' 'Você tem interesse em receber orientações sobre como proceder numa entrevista?' 'Gostaria de receber algum tipo de orientação vocacional?' 'Pretende fazer algum curso profissionalizante? Em que área?'. Para o aluno participar é necessário fazer inscrição prévia.