25 outubro 2010

ARTIGO - Zoo, história e educação

Zoo "Quinzinho de Barros" completou 42 anos como referência na América Latina
Foto: Emerson Ferraz / Secom


O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é um ambiente de rica convivência do lazer com a educação e a história. Esta é uma peculiaridade que merece ser destacada nas comemorações de seus 42 anos, completados nesta quarta-feira (20).

De lugar para contemplação de animais, o Zôo se tornou um espaço de proteção a eles, de preservação das espécies e de pesquisas científicas. Por meio de projetos de educação, o Zôo estimula as pessoas a irem conhecer os animais, o seu habitat, a maneira como vivem e os riscos de extinção pelas quais passam algumas espécies. Muitas delas acabam sendo salvas pelo dedicado trabalho dos funcionários do Zôo, que desenvolvem estudos, e aplicam esses conhecimentos para vê-las se reproduzindo, livrando-as do desaparecimento.

Igual destaque merece ser dado aos inúmeros projetos de educação ambiental ali realizados. Trabalhos reconhecidos por importantes instituições científicas brasileiras e internacionais.

No Quinzinho também estão instalados o Museu Histórico Sorocabano e o Centro Cultural “Antônio Francisco Gaspar”. Este centro é uma obra que tive a honra de realizar quando prefeito, em 1995. Destaco ainda também ter construído o serpentário, em 1996, hoje um dos ambientes mais visitados do Zôo. O Quinzinho é um patrimônio de nossa comunidade, que valoriza a natureza e a nossa história.


Paulo Mendes
Secretário de Governo e Relações Institucionais