27 outubro 2010

Funcionários do Samu-192 participam de capacitação

 Objetivo do curso é padronizar os procedimentos de atendimento inicial de urgência e emergência aos pacientes  Foto: Emerson Ferraz / Secom

Profissionais do suporte básico de vida – condutores, auxiliares e técnicos de enfermagem – do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) estão participando, desde o início do mês de outubro, de um curso de capacitação à distância. O treinamento é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria da Saúde de Sorocaba, Ministério da Saúde e o hospital Oswaldo Cruz, de São Paulo.

De acordo com a enfermeira Cibele Cristina de Oliveira, coordenadora dos Núcleos de Educação em Urgência e de Educação Permanente do Samu-192 de Sorocaba, o objetivo do curso é padronizar os procedimentos de atendimento inicial de urgência e emergência aos pacientes. “Este é um momento importante para o Samu-192, pois todos os 55 profissionais do suporte básico de vida estão inscritos no programa”, diz.

Os profissionais foram divididos em cinco grupos. Quatro deles já estão tendo aulas e o último inicia o curso no dia 5 de novembro. O curso, composto por aulas teóricas e práticas, tem a duração de 168 horas, divididas em 16 módulos. Cibele explica que os módulos são realizados semanalmente, com duração de 5 a 6 horas. “A equipe passa por um pré-teste para iniciar o curso e depois, faz um pós-teste para a avaliação do nível do aluno”, comenta.

Cibele lembra que o Samu-192 de Sorocaba é referência para o Hospital Oswaldo Cruz na elaboração e aplicação dos cursos. “Sorocaba é modelo pelo trabalho desenvolvido pelo Samu-192 na cidade e pelo comprometimento de nossa equipe”, comemora a enfermeira.