27 outubro 2010

Dia Verde é comemorado com plantio de árvores às margens do Rio Sorocaba

A equipe da Sema foi a responsável pela seleção das espécies, o preparo do terreno, que receberam as mudas de cerca de 2 metros de altura  Foto: Paulo Ochandio / Secom

Funcionários da Operação de Aços Especiais Brasil da Gerdau, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e crianças da Pastoral do Menor e da Associação Amor em Cristo realizaram na manhã desta quarta-feira (27) um plantio de 100 mudas de árvores nativas às margens do Rio Sorocaba, próximo à Usina Cultural “Ettore Marangoni”. A atividade fez parte da comemoração do Dia Verde, iniciativa da empresa que teve como objetivo promover uma reflexão coletiva sobre o futuro do planeta.

“Parabéns a todos por esse trabalho. Ações como esta são muito importantes para o nosso planeta”, destaca Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente. “É fundamental realizar esta ação também com as crianças para mostrarmos para elas a importância de plantar árvores e de cuidar do meio ambiente”, declara Eduardo Barcelos, gerente executivo da Gerdau. “Queremos marcar essa data e repetir esta ação nos próximos anos”, completa.

Além disso, a empresa doou mais 900 mudas a Secretaria do Meio Ambiente. Ao todo, foram escolhidas mais de 30 espécies brasileiras, como embaúba, cedro, pata-de-vaca, murungu, araçá, entre outras. Essas mudas foram levadas ao viveiro do Parque Chico Mendes, onde serão rustificadas. “Quando se tornarem adultas essas árvores vão alimentar os peixes, pássaros e pequenos mamíferos aqui no Rio Sorocaba”, explica Demis Lima, biólogo da Secretaria do Meio Ambiente.