26 outubro 2010

ÁUDIO - Campanha de prevenção do câncer ginecológico prossegue nas UBS

O exame de papanicolau deve ser feito por todas as mulheres com vida sexual ativa, com maior prioridade na rede pública para a faixa etária que vai dos 25 aos 59 anos  Foto: Emerson Ferraz / Secom


A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), estendeu a Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico. Assim, todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade continuarão a priorizar a realização de exames de papanicolau e as orientações sobre câncer de mama.

O secretário da Saúde, Milton Palma, explica que a campanha é voltada à prevenção do câncer feminino. “As UBS estão intensificando a realização de exames e orientações sobre o câncer de colo de útero e sobre o câncer de mama, os dois tipos de tumores que mais matam as mulheres brasileiras. A campanha é importante, porque o diagnóstico precoce e o tratamento aumentam as chances de cura. Mas dependemos da adesão das mulheres para isso”, diz.

De acordo com a enfermeira Selma Brancalhone, do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) da Prefeitura, as 30 UBS da cidade continuam envolvidas na campanha nos próximos dias. “Durante o ano todo, as UBS realizam exames de papanicolau e orientam sobre o câncer de mama. Porém, desde o dia 18 de outubro, as ações estão intensificadas: as equipes estão orientando e incentivando as mulheres que passam pelas unidades a realizarem os exames preventivos”, explica.

Ouça esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui