21 outubro 2010

Campanha orienta e incentiva o diagnóstico da hanseníase

Quem apresentar algum dos sintomas da doença será encaminhado à Policlínica Municipal, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Foto: Zaqueu Proença / Secom

A Secretaria da Saúde de Sorocaba está finalizando os preparativos para as ações locais da Campanha Anual de Combate à Hanseníase do Estado de São Paulo. Assim, durante a próxima semana, entre os dias 25 e 30, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade atuarão com o objetivo de divulgar informações, como sinais e sintomas da doença, e identificar possíveis casos suspeitos. O principal sinal que deve ser observado é a presença de manchas na pele, com perda de sensibilidade local. Quem possui esse tipo de manifestação deve procurar uma das 30 UBS da cidade.

Doença infecciosa de evolução crônica, a hanseníase, quando não tratada na fase inicial, pode levar a pessoa à instalação de incapacidades físicas. Regina de Fátima Gonzales, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, o contágio só ocorre depois de contato direto e prolongado com o portador da doença, na forma contagiante, e que não esteja em tratamento.

Os principais nervos atacados pela doença são os relacionados com a sensibilidade da pele, movimentos das mãos, pés e da face. O período de incubação do bacilo causador varia de dois a cinco anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas que são o surgimento das manchas na pele com perda da sensibilidade térmica ou dolorosa e que não coçam. A partir desta etapa já é possível confirmar o diagnóstico da doença. “A única prevenção é o diagnóstico na fase inicial da doença, quando o tratamento, além de garantir a cura, garante também a interrupção da cadeia de contágio”, diz Regina.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui