28 outubro 2010

"Gran Torino" será exibido no CineCult desta 4ª feira

A sessão e o estacionamento são gratuitos, com capacidade para 150 espectadores. A Usina Cultural  fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira  Foto: Divulgação


Na próxima quarta-feira, dia 03, o Projeto “Usina CineCult” exibirá o filme “Gran Torino”, do diretor Clint Eastwood. Promovida pelas Secretarias de Comunicação (Secom) e Cultura e Lazer (Secult), a sessão tem início às 20h e acontece na Usina Cultural “Ettore Marangoni”.

O filme conta a história de Walt Kowalski, um polaco-estadunidense veterano da Guerra da Coréia que tem problemas familiares, realçados após a morte da esposa. Após tornar-se viúvo, continua a morar em sua casa, contrariando os desejos dos filhos, que expressam o desejo de ele ir morar em algum retiro para idosos.

Kowalski mantém a sua rotina: ele, ex-funcionário da Ford, faz ocasionalmente consertos em residências e suas distrações são saborear uma cerveja na varanda e ir mensalmente ao barbeiro. Não tem amigos nem planos para o futuro. Sozinho em um bairro dos subúrbios de Detroit nutre antipatia por seus vizinhos asiáticos, xenofobia que ele trouxe da guerra. Kowalski credita aos imigrantes a devastação da economia e do modo de vida estadunidense e não esconde seu desprezo ao ver o filho dirigir uma Toyota, bem como aos vizinhos da casa ao lado da sua.